Clareamento dental: a solução ideal, mas alerta com as modas caseiras e receitas da internet

Clareamento não desgasta os dentes, não torna os dentes mais sensíveis e não é um privilégio só para artistas. O clareamento dental é um tratamento buscado por pessoas que desejam renovar o sorriso e elevar a autoestima. Pesquisas revelam que os dentes escuros são o problema mais notado quando a pessoa sorri. Para se ter uma ideia, até os dentes tortos não são tão notados quanto os manchados e amarelados. Daí o porquê de tanta gente buscar o clareamento dental.

Alerta para receitas na internet

Para o clareamento são usados peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio. Quando os produtos são aplicados na superfície dos dentes há liberação de moléculas de oxigênio. Essas moléculas penetram no esmalte e nas camadas do dente por conta de um processo químico e quebram os pigmentos que causam as manchas. Esse tipo de tratamento, que faz a limpeza interna, possui a capacidade para mudar a cor dos dentes.

Principais vilões dos dentes escuros

Entre os principais vilões dos dentes escuros estão a idade, alguns tratamentos dentários(como canal), o uso de remédios e a alimentação feita em abundância com produtos com pigmentos fortes, como café e refrigerantes, por exemplo.

Se seus dentes forem saudáveis, ótimo. Você já é um candidato ao clareamento. Depois de avaliar se não tem gengivite ou cáries, é chegada a hora de observar se os dentes têm algum problema em relação ao formato e alinhamento. Dependendo do formato e alinhamento, o seu dentista pode indicar outro tipo de tratamento, como as facetas, ou os chamados laminados de porcelana. Parecidas com unhas postiças, elas melhoram a cor, a forma e o alinhamento dos seus dentes. As facetas também são indicadas para quem tem dentes muito escuros, na tonalidade cinza, porque esse tipo de dente é muito difícil de clarear.

O clareamento é ideal para quem tem dentes saudáveis e quer deixá-los mais brancos. O melhor a fazer é procurar um profissional especializado, porque ele irá dizer qual melhor clareamento para o seu caso e irá orientar sobre como proceder antes, durante e depois das aplicações.

Perigos em casa

Tem gente que procura fazer em casa procedimentos que não conhece e até procura dicas na internet com receitas mirabolantes e se arrepende amargamente depois. A pessoa não sabe se tem algum problema na saúde bucal e compra produtos para o clareamento e passa a usar até mesmo, em alguns casos, de forma indiscriminada. Depois, reclama quando começar a sentir dor intensa, pois não sabia que tinha uma retração próxima à gengiva, que tal?

Tem gente também que até vai ao dentista e tem supervisão do clareamento caseiro com a moldeira-reservatório, mas acha que pode clarear um pouco mais os dentes e compra algumas seringas para repetir o procedimento sem a supervisão, afinal, a pessoa já tem a moldeira. O único problema é que esquece que não é habilitada para tal procedimento e, muitas vezes, acaba por causar danos aos dentes e à gengiva, isso sem falar no branco fosforescente que pode ter que carregar no sorriso, isso se conseguir não ter vergonha, só que em vez de ter vergonha dos dentes escuros, agora terá dos dentes brancos demais. Ou pior ainda: terá alguns dentes branquíssimos e outros manchados.

 Só faça com profissionais

É importante alertar que o ditado o “barato que sai caro” cabe perfeitamente no caso do clareamento caseiro. Quem cuida da saúde bucal com responsabilidade não abre mão de um tratamento com um dentista de sua confiança. Se feito com supervisão profissional, o clareamento tem resultados baseados em estudo, técnica, conhecimento e experiência.

Pesquisas revelam que em 90% dos casos, a durabilidade pode ser de até 1 ano após o tratamento; há pacientes que ficam de 3 a 5 anos sem precisar repetir o procedimento. Alguns fazem apenas retoques para que os dentes voltem a ter um brilho a mais. Sem exageros, sem sustos e sem problemas para a saúde bucal.

Se você quer um sorriso mais branco e bonito, marque hoje mesmo uma consulta e vamos avaliar o seu caso.

 

 

FALE COM A TOP ODONTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite este código de segurança no campo abaixo: captcha

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *