Higienização bucal errada pode causar doenças graves

Aprenda algumas dicas de como fazer uma limpeza ideal

A higienização bucal não serve só para deixar os dentes bonitos e a boca com um hálito bom. Mas, pensando apenas na aparência dos dentes, muita gente acaba por cometer erros primários ao tratar da saúde bucal. Entre as maiores falhas de quem não tem a prática correta da higiene estão a seleção equivocada da escova de dente, a força utilizada para escovar os dentes, a higiene irregular (tem pessoas que escovam o dente uma vez por dia, por exemplo) e o uso incorreto do fio dental e do enxaguatório oral.

Cuidados com a higienização

Toda essa falta de conhecimento e cuidado aumenta as chances da pessoa desenvolver doenças graves. Os maus hábitos são capazes de gerar desde aumento do risco de cáries, aparecimento de inflamações na gengiva (gengivite), mau hálito até problemas cardíacos e pulmonares. Em mulheres grávidas, por exemplo, essa falta de higienização correta pode até levar ao nascimento prematuro do bebê. Veja mais sobre esse assunto aqui .

A melhor maneira de evitar que doenças que começam na boca comprometam outros órgãos é passar a adotar uma higienização de excelência.  Para começar, a escolha da escova de dente certa é imprescindível.

Muitas pessoas acreditam que as escovas maiores e com cerdas duras são as melhores para uma boa escovação. Enganam-se! As ideais são as escovas macias e com cerdas da mesma altura. Você pode até optar pela mais simples dentro dessas configurações desde que utilize a técnica correta de escovação.

Para uma escovação perfeita você deve ter em mãos, além da escova adequada, o fio dental ou fita dental, de acordo com seu caso. Também é possível o uso de soluções para bochechos, embora isso não seja essencial. Caso você goste de utilizar, prefira as soluções sem álcool na composição. É importante lembrar que o ideal é escovar os dentes três vezes ao dia, logo depois das principais refeições.

Nossos especialistas também alertam para o fato de que o fio dental é utilizado não só para retirar restos alimentares entre os dentes, mas para fazer a limpeza da face lateral de cada dente. Ao limpar, tenha o máximo de cuidado para não machucar a gengiva.

Atenção à língua

Na hora de escovar os dentes, a língua é, muitas vezes, esquecida, o que é um perigo, especialmente para o hálito. O ideal é que você tenha uma escova com limpadores ou raspadores linguais, porque não basta escovar a língua, é preciso remover a placa chamada de saburra lingual que se encontra nas laterais e no meio da língua. Somente os limpadores ou raspadores têm a estrutura correta para limpar essa área. Por favor, nada de usar força excessiva. Para deixar a língua limpa, basta fazer a limpeza com uma leve pressão.

Limpeza para quem usa aparelhos ou próteses

Quem faz uso de aparelhos e próteses precisa seguir de forma rigorosa a orientação do especialista. Para esse tipo de limpeza são necessários outros instrumentos, como escova interdental, escova unitufo, passa-fio, escovas com anatomia diferenciada. Caso já tenha tido orientação, mas ficou com alguma dúvida, procure novamente o especialista.  Faça uma higienização consciente. Cuidado para não fazer errado e acabar por gerar problemas mais tarde por conta de uma dúvida que você não tirou e preferiu arriscar fazendo movimentos e procedimentos equivocados durante a limpeza.

Dica valiosa para sua saúde

Procure orientação de profissional especializado

A saída mais correta e segura para aprender a fazer a higienização bucal de forma correta e prevenir doenças é procurar orientação de um dentista. Ele é o profissional especializado para ensiná-lo a escovar da maneira correta. Depois de um atendimento personalizado com seu dentista, você deverá seguir suas orientações para garantir uma excelente saúde bucal. Lembre-se que a disciplina é imprescindível para que os resultados sejam alcançados com sucesso. Marque agora mesmo uma consulta e aprenda de uma vez por todas como cuidar da sua higiene e saúde bucal.

 

FALE COM A TOP ODONTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite este código de segurança no campo abaixo: captcha

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *