Moda dos aparelhos falsos? Veja sobre os perigos

Aparelhos falsos são um perigo para a saúde bucal

Parece incrível, mas o aparelho ortodôntico falso virou “moda” entre jovens que acham que colocar esse perigo na boca com borrachinhas coloridas é símbolo até de ostentação. O problema é que, além de não ser um acessório de moda, o aparelho precisa ser necessário, de qualidade e colocado apenas por especialistas.

Entre os malefícios que o aparelho falso traz para a pessoa estão a perda óssea − quando os dentes começam a ficar moles e pode até haver perda deles −, problemas de mastigação, reação alérgica e movimentações dentárias desnecessárias.

moda dos aparelhos falsos

O aparelho falso é vendido em camelôs e colocado, de forma ilegal, por qualquer pessoa. Até mesmo cerdas de vassoura são usadas, o que mostra a total falta de cuidado com a saúde bucal. Além disso, os jovens usam cola extraforte para fixar o aparelho, que pode ter efeito tóxico sobre a mucosa da boca.

Aparelho não é brincadeira

Quem quer um sorriso bonito, com dentes alinhados e em harmonia, deve procurar o ortodontista para colocar um aparelho verdadeiro, composto por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), que ficam colados aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento, e por um arco que serve de guia para a correção.

Além do cuidado que um tratamento sério reflete, da qualidade do material e da higienização correta, é necessário que o paciente vá mensalmente ao dentista para fazer a manutenção, pois o profissional precisa apertar o aparelho da forma correta por conta da movimentação dos dentes.

O grande problema é que os jovens passam a ver o aparelho como moda, um estilo. Ao comprarem os aparelhos falsos, fixarem com cola extraforte com qualquer pessoa e apertarem o aparelho, esses jovens acabam prejudicando a saúde bucal e, muitas vezes, de uma forma irreversível. Sem consciência disso, podem estar caminhando para a perda precoce de dentes ou algo mais grave. Para se ter uma ideia do perigo, na Tailândia, duas mortes já foram relacionadas ao uso do aparelho falso.

Se seu filho está nessa “moda” ou se você mesmo achava (até ler esse post) que usar esses aparelhos não tinha problema, procure um dentista especializado para fazer um atendimento personalizado. Ele irá explicar o que pode acontecer com sua saúde bucal, caso use o aparelho falso. Se você já usa o tal aparelho, procure urgentemente pelo profissional para que ele possa ajudar a reverter os possíveis males que você já está causando à sua saúde bucal. E, sim, você pode usar um aparelho com borrachinhas coloridas, desde que ele seja necessário, de qualidade e colocado por um especialista, que irá fazer também a manutenção mensal, até porque se há algo que nunca sai de moda é um sorriso bonito.

Marque uma consulta agora!

Em tempo: o Conselho Federal de Odontologia já lançou nota onde emite um alerta para que as pessoas não comprem esse tipo de produto. Por outro lado, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo lançou uma campanha, em 2015, com o mote “a moda passa, o prejuízo fica”.

 

 

FALE COM A TOP ODONTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite este código de segurança no campo abaixo: captcha

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *