Quantas vezes por ano preciso ir ao dentista?

Uma dúvida bastante comum entre as pessoas é de quanto em quanto tempo deve-se visitar o dentista. A recomendação geral é que você visite o consultório odontológico no mínimo semestralmente. Boa parte das pessoas, entretanto, negligenciam essa recomendação e só vão ao dentista quando a dor e os problemas bucais aparecem.

Ir ao dentista periodicamente

A ida ao dentista periodicamente é essencial porque com isso o profissional faz o diagnóstico precoce, desta forma o problema bucal ainda não está agravado e o tratamento é bem mais simples e menos invasivo.

O câncer de boca, por exemplo, é uma doença que pode ser diagnosticada precocemente caso o paciente seja acompanhado com regularidade. A identificação das lesões pode ser feita muito antes de evoluírem para metástases, o que melhora significativamente o prognóstico, além de aumentar as chances de cura. Vale lembrar que esse tipo de câncer está entre os cinco tipos que mais acometem a população brasileira e tem relação direta com o tabagismo.

Ir com frequência ao dentista também é de grande importância para crianças. Os dentes de crianças entre 6 e 12 anos estão em constantes trocas, e para esses casos a ida ao dentista não é só importante só pelo fator da limpeza, que nas crianças é ainda mais importante, pois elas têm uma maior dificuldade e menor disciplina para realizar a escovação, mas também pelo acompanhamento da necessidade de realizar um tratamento de ortodontia, alinhando seus dentes no momento certo, não precisando usar aparelhos no momento em que ela começa a realmente se preocupar com sua estética: a adolescência.

Além disso, para as crianças, o acompanhamento de 6 em 6 meses é importante porque nessa fase é que se avalia a necessidade de selamento de dentes, evitando assim o aparecimento de cáries nos dentes permanentes que estão erupcionando, bochechos com flúor, troca de escovas e cremes dentais.

Portanto, para o bem da sua saúde e da saúde de seus filhos, não deixe de aparecer no consultório regularmente. Ligue ou preencha abaixo o formulário e agende seu horário.

 

FALE COM A TOP ODONTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite este código de segurança no campo abaixo: captcha

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 11 de março de 2016

    […] possa receber as orientações de acordo com suas necessidades. O seu dentista irá dizer com qual frequência você deverá ir ao consultório durante o próximo ano. Isso dependerá muito do seu caso. Há […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *