Sabe aquela dor no dente repentina e aguda?

dores aguda?

Pode ser sensibilidade dental. Um problema que seu dentista ajudará a resolver.

Bebeu água gelada e doeu? Tomou chá quente e doeu? Comeu algo doce ou picante e sentiu aquela dor aguda? É comum as pessoas acharem que estão com cárie nessa situação, e é verdade que a dor aguda seja um sintoma de cárie, mas você deve ir ao especialista para que ele verifique também como está a sua sensibilidade dental. Apesar de a sensibilidade poder ser causada por cáries, doenças gengivais e ranger dos dentes, ela pode ser resultado apenas de um desgaste do esmalte, seja por abrasão ou erosão, ou, ainda, pela retração gengival, que deixa exposta a raiz do dente.

O desgaste acontece quando a capa do dente por debaixo do esmalte (dentina) ou a capa que recobre a raiz (cimento) ficam expostas ao longo da linha da gengiva, por conta do recesso das gengivas. Essas zonas acabam respondendo aos efeitos do calor, do frio, do doce e do picante, e você sente a dor repentina e aguda em um ou mais dentes.

Cuidado com dentes sensíveis

Quem tem dentes sensíveis precisa ter alguns cuidados, como usar uma escova de cerdas macias e uma pasta dental própria para dentes sensíveis. Veja outras dicas de como cuidar dos dentes sensíveis:

– Use fio dental macio;

– Use creme dental com alta concentração de flúor para ajudar a fortalecer a superfície do dente. O creme deve ser indicado pelo seu dentista;

– Escove corretamente os dentes, mas sem exageros no número de escovação e nem força excessiva.

Atendimento especializado

No consultório, o especialista pode fazer aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina. O dentista também pode usar a espuma do flúor, de 3 a 5 minutos, por meio de moldes bucais. Além disso, pode usar o laser terapêutico ou aplicar agente fixador para impermeabilizar a superfície da dentina. O mais importante que você dever saber é que somente o seu dentista pode dar o diagnóstico final e indicar o melhor tratamento, já que a sensibilidade tem várias causas e muitas formas de tratar.

Se você já sabe que tem sensibilidade dental…

– Evite beber refrigerantes, isotônicos e energéticos. É bom evitar até mesmo sucos ácidos;

– Dê um tempo no uso de vinagre em saladas. Use apenas azeite e sal;

–  Quando acabar de comer, procure mascar uma goma sem açúcar antes de ir direto para a escovação. Com a goma, haverá mais fluxo salivar, o que neutraliza a acidez da boca;

– Use enxaguante bucal com flúor, que fortalece o esmalte dos dentes;

– Faça clareamento somente com seu dentista. Nada de fazer clareamento com soluções caseiras, isso pode fazer seu problema piorar.

Dica importante: se você sentir dor repentina e aguda nos dentes, procure imediatamente seu dentista. Ele saberá qual o melhor tratamento para o seu caso.

 

 

FALE COM A TOP ODONTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite este código de segurança no campo abaixo: captcha

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *