Saúde bucal na terceira idade

Apesar de problemas que o avanço da idade traz, é possível ter um sorriso saudável e bonito

Faz tempo que o idoso não é mais visto como aquela pessoa que perdeu os dentes devido à idade e ficou sem um sorriso bonito por falta de opção. Hoje, apesar da realidade brasileira nessa área ser crítica, muitos idosos começaram a cuidar bem mais da saúde dental. Especialistas explicam que aqueles que fazem consultas periódicas com seu dentista podem ter dentes que duram uma vida inteira, assim como gengivas saudáveis, com uso do creme dental com flúor pelo menos três vezes por dia e do fio dental, nem que seja só uma vez ao dia.

Implantodontia

Mas, é claro que tudo depende de organismo para organismo. Algumas pessoas, mesmo cuidando da forma correta da saúde bucal, podem apresentar problemas específicos com o avanço da idade. Entre os problemas mais comuns estão as cáries e os problemas com a raiz. Outro problema é a sensibilidade, que pode se agravar com a idade, surgindo a retração gengival, onde áreas do dente ficam expostas e desprotegidas pela falta do esmalte dental, e isso pode causar muita dor quando a pessoa se alimenta ou bebe bebidas quentes e frias. O ideal é que o idoso use creme dental apropriado e, se o problema persistir, deve procurar o seu dentista, porque pode estar com cárie ou até mesmo um dente fraturado.

Outro problema que é comum na terceira idade é a boca seca, causada muitas vezes por conta do uso de medicamentos ou por distúrbios da saúde. O idoso deve alertar seu dentista, caso sinta essa sensação, e o profissional irá recomendar tratamentos ou remédios adequados para boca seca. Aproveite também para conversar com seu dentista sobre doenças como diabetes, problemas cardíacos, câncer. Aliás, doenças preexistentes, como essa, são fatores que podem agravar uma outra doença: a gengivite, mal que pode afetar pessoas de todas as idades, especialmente acima de 40 anos.

Apesar de todos os problemas, as pessoas mais velhas têm muitas opções para manter um sorriso bonito e uma saúde bucal saudável.

Sorriso bonito em qualquer idade

Se você já perdeu dentes devido a alguma doença ou mesmo devido à falta de higienização e visitas ao dentista, não se preocupe. Hoje, as pessoas podem manter um sorriso bonito através das opções a seguir:

Dentadura

Quando a pessoa perdeu os dentes, mas não quer fazer os implantes, a opção é usar a dentadura. Para isso, precisa seguir rigorosamente as orientações do especialista. Quem usa dentadura definitiva deve fazer exame bucal pelo menos uma vez por ano.

Coroas e pontes

Essas opções são usadas para reforçar dentes danificados ou substituir aqueles que foram extraídos. A coroa serve para revestir um dente que sofreu perda de boa parte de substância, fortalecendo a estrutura do dente; a ponte ou prótese fixa, por sua vez, é usada para substituir um ou mais dentes que faltam. Ela é fixada nos dentes naturais ou nos implantes ao lado do espaço que ficou depois da extração do dente.

Implantes

O idoso pode optar por fazer implantes também, mas isso depende das condições de saúde de cada idoso. Os implantes podem ser colocados em regiões que tiverem dentes removidos desde que ainda tenham estrutura óssea em volume e dimensões suficientes para depois receberem próteses apoiadas nestes implantes.

 Quer sorrir com tranquilidade e sem dor?

Cuide da sua higiene bucal, visite periodicamente o seu dentista e não abra mão de ter um sorriso bonito na melhor idade. Procure um especialista e veja o que pode ser feito em seu caso.

 

FALE COM A TOP ODONTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite este código de segurança no campo abaixo: captcha

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *