Todo mundo sabe da importância de escovar os dentes como principal fator para uma boa higiene bucal, para um sorriso saudável e para evitar o mau hálito. Mas, será que todos nós sabemos e seguimos os passos certos para uma boa escovação?
Passos fundamentais da boa escovação dental:
- Enxague a boca antes de iniciar a escovação.
Antes de colocar a escova na boca, faça um belo bochecho com água. Esse procedimento tira os maiores resíduos de alimento da boca.
- Passe o fio dental.
Após o primeiro bochecho, passe o fio dental entre os dentes. E, atenção, não é apenas uma vez em cada espaço. Passe o fio em cada lateral de cada dente, ou seja, ao menos duas vezes por “ponto de encontro” entre os dentes.
Finalize com um novo bochecho, que retirará os resíduos que o fio dental deixou para fora dos dentes.
- Agora sim, pegue a escova e a pasta de dente (preferencialmente com flúor para recompor o esmalte do dente).
Segure e escova fazendo um ângulo de cerca de 45º com os dentes.
Inicie o processo pelos dentes superiores.
Escove em movimentos circulares, percorrendo todo o dente, desde a região da junção das gengivas, onde se formam placas.
Preste atenção e cuide de um dente por vez. Faça “de fora para dentro”.
Comece com a parte externa dos dentes e depois a interna (de frente para a língua).
Depois, escove “de trás pra frente”, limpando a superfície dos dentes (parte que mastiga) com movimentos de “vai e vem”.
- Limpe sua língua.
Após escovar cada dente, escove a língua. Isso irá te ajudar a garantir um hálito fresco e saudável.
Não se esqueça: o acúmulo de sujeiras na língua pode causar halitose e abrigar bactérias na boca, trazendo outros problemas para a saúde bucal.
- Escove ao menos três vezes ao dia.
É importante que a limpeza seja feita ao menos após as principais refeições diárias e antes de deitar (café da manhã, almoço e antes de dormir).
- Troque sua escova regularmente.
Procure trocar sua escova sempre que ela ficar desgastada ou a cada três meses.
Outros momentos que vale a pena trocar a escova é após uma gripe, um resfriado ou outras doenças que enfrentas. Com isso, você diminui o risco de nova infecção ou problemas de saúde causados pelos germes que irão ficar nas cerdas.
- Use enxaguante bucal.
Produtos feitos para eliminar bactérias que causa problemas como gengivite e mau hálito, além de prevenir o surgimento de cáries, o enxaguante bucal pode ser um ótimo aliado da escovação.
Mas, é preciso tomar cuidado com qual enxaguante utilizar e a frequência de uso. Isso porque a utilização em excesso pode amarelar os dentes e até mesmo comprometer o paladar.
Vale conversar com seu dentista para ter a melhor recomendação de tipo de enxaguante bucal e a melhor frequência de uso para seu caso.
Lembre-se: o enxaguante não deve substituir a escovação, pois ele não tem a capacidade de eliminar resíduos alimentares fisicamente.