Usa ou precisa usar aparelho ortodôntico? Prepare-se para ter mais disciplina com a higiene e garantir uma correção perfeita

Quem usa aparelho ortodôntico está em processo de conquistar o sorriso dos sonhos, mas, até chegar lá, é preciso paciência, disciplina, força de vontade e consultas mensais com seu dentista. Caso você não leve a sério os cuidados que deve ter com sua saúde bucal é possível que apareçam cáries, braquetes quebrados (descolados), fios ortodônticos, que entortam e saem do lugar, problemas periodontais e outras tantas possibilidades que podem provocar dor e causar atraso na conquista do belo sorriso e da saúde bucal.

Aparelhos dentais

A primeira lição que o paciente deve aprender é que ele precisará ir praticamente todo mês ao dentista. Só o especialista poderá verificar a situação do aparelho e conferir se a pressão exercida sobre os dentes está adequada para a obtenção do efeito desejado, além de detectar possíveis problemas.

O dentista também irá prestar atenção na higiene que o paciente está fazendo e na dificuldade que cada um pode ter ao fazer a limpeza, especialmente se o aparelho for fixo. O ortodontista precisará mostrar como a pessoa deve fazer a escovação correta e como usar o fio dental. É recomendado que o paciente escove os dentes sempre que comer e que faça bochecho com flúor para evitar a formação de placa nos lugares mais difíceis de ser alcançados pela escova de dentes.

A escovação

Se você gastava alguns minutos para fazer sua higiene bucal, prepare-se para gastar três vezes mais tempo do que antes. Então, nada de pressa, porque a ordem é paciência para garantir resultados.

Quem usa aparelho deve escovar de cima para baixo e depois de baixo para cima com o objetivo de deslocar melhor eventuais restos de comida presos nos braquetes. Além disso, procure escovas adequadas e use um passa-fio ou fio com ponta rígida para passar o fio por baixo do arco metálico, entre os dentes, e depois sob os dentes, sempre com cuidado para evitar fazer pressão sobre o arco e causar algum dano.

Cuidados, já!

Entre os cuidados básicos que uma pessoa que usa aparelho tem que ter estão:

– Não roer, seja o que for, unhas, tampas de canetas ou lápis;

– Não comer doces duros ou grudentos;

– Não cutucar o aparelho;

– Comer frutas ou vegetais somente se cortados em pedaços;

– Não morder gelo;

– Ingerir alimentos líquidos e pastosos para diminuir desconforto logo após o ajuste do aparelho;

– Evitar milho, pipoca, pé de moleque, castanhas…

– Evitar também alimentos com muitas fibras, como a manga, o abacaxi, o bacalhau, a carne com muita fibra…

– Nada de tomar refrigerantes. Eles são proibidos para quem usa aparelho ortodôntico fixo. Açúcar e ácidos são inimigos de quem quer corrigir os dentes.

 

 Quebrou braquete. O que fazer?

Caso solte um fio ou baquete do seu aparelho, use imediatamente cera ortodôntica para evitar feridas na boca. Logo depois, procure seu dentista para arrumar o aparelho e evitar transtornos maiores.

Vamos corrigir?

Se seu sonho é ter um sorriso perfeito, procure um especialista para que ele, em um atendimento personalizado, possa avaliar o seu caso e começar o tratamento mais indicado. Mas, lembre-se, para ter um sorriso com correção perfeita, você também precisará mudar hábitos e se responsabilizar, em boa parte, pelo sucesso do seu novo sorriso.

 

 

FALE COM A TOP ODONTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite este código de segurança no campo abaixo: captcha

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 11 de março de 2016

    […] do cuidado que um tratamento sério reflete, da qualidade do material e da higienização correta, é necessário que o paciente vá mensalmente ao dentista para fazer a manutenção, pois o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *