Você sabia que a saúde bucal reflete na saúde geral do seu corpo?

Problemas que começam na boca podem provocar doenças sérias em outros órgãos. Fique atento!

Muitas pessoas podem pensar que cuidar da saúde bucal significa apenas tratar da estética para ter um sorriso bonito. O sorriso bonito e saudável é realmente muito importante para a qualidade de vida e a melhoria das relações sociais, mas não é só isso.

cuidados a serem tomados

Estudos mostram que doenças periodontais podem estar relacionadas com problemas cardíacos e que pacientes com problemas na gengiva, por exemplo, podem ter o nível do colesterol aumentado. Outro problema que pode prejudicar a saúde da pessoa é quando há alterações dentárias e oclusais graves, que podem causar dificuldades de fala e deglutição. Isso tudo sem falar na dor que atrapalha a vida como um todo.

Bactérias e fungos

Quando você não cuida direito da sua saúde bucal, bactérias e fungos, comuns nessa região, podem se proliferar e atingir outros órgãos, por isso é tão importante bater na tecla da prevenção e do cuidado com a saúde bucal, porque assim você realmente pode evitar doenças da boca que podem evoluir e afetar seu corpo como um todo.

Com idas regulares ao dentista é possível prevenir inclusive o câncer bucal, um tumor que pode afetar todas as estruturas da cavidade oral, mais frequente no lábio inferior. A incidência dessa doença no Brasil é alta. Por ano são registrados mais de 10 mil novos casos por ano com óbito de cerca de 3.500 pessoas. A doença começa com uma ferida na boca que não provoca dor, mas não cicatriza, e a má higiene bucal é uma das causas de seu surgimento, assim como o uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Pesquisas

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) revela uma relação entre pessoas que têm doenças periodontais e tiveram acidente vascular cerebral (AVC). O estudo revela a hipótese de que o acúmulo de placas de gordura seja potencializado pela ação das bactérias quando já se tem predisposição ao problema.

Como as doenças chegam…
Ao pulmão:
As bactérias são aspiradas pela boca e chegam às vias aspiratórias e ao chegarem ao pulmão provocam inflamação.

Ao coração:
Quando a bactéria cai na circulação acaba se alojando no endocárdio e infecciona. Ela também pode provocar outros problemas, como embolia e insuficiência cardíaca, que podem levar à morte.

Ao cérebro:
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) revela uma relação entre pessoas que têm doenças periodontais e tiveram acidente vascular cerebral (AVC). O estudo revela a hipótese de que o acúmulo de placas de gordura seja potencializado pela ação das bactérias quando já se tem predisposição ao problema.

À Placenta:
As bactérias bucais que circulam no sangue de uma grávida podem chegar à placenta e provocar o nascimento prematuro do bebê.

Cuide-se!

Então, diante de todo esse quadro de possíveis e graves doenças que poderiam ser prevenidas ou tratadas ainda no início, para que deixar para depois o que pode prejudicar muito a sua saúde? Por que ter gastos desnecessários e sofrimento se você pode ter uma boa manutenção da saúde bucal?
A dica é cuidar da sua saúde bucal e, consequentemente, prevenir doenças não só na boca, mas no corpo todo. Marque agora mesmo sua consulta para avaliar como anda sua saúde, afinal agora você já sabe que uma doença grave pode começar pela boca. E, acredite, prevenir ainda é muito melhor do que curar.

Dica
Você também precisa saber disso:
Dormir com dentadura pode expor a pessoa a várias doenças como pneumonia, placas na língua, inflamações na gengiva e “sapinho”.

 

FALE COM A TOP ODONTO

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite este código de segurança no campo abaixo: captcha

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *