Quais as diferenças entre aparelhos ortodônticos convencionais (metálicos) e os estéticos (brancos) ?
Cada vez mas reparamos que pessoas comuns e artistas têm optado pelos aparelhos branquinhos, aqueles que ficam praticamente invisíveis na boca. Mas, fica uma dúvida muito comum: será que eles têm a mesma função e eficiência no tratamento ortodôntico?
Na verdade, não há diferença na eficiência do tratamento feito com o aparelho ortodôntico metálico ou com os aparelhos estéticos, da cor do dente.
Então, quais são as diferenças entre eles?
O aparelho ortodôntico convencional é o mais comum, ou seja, o metálico. Ele é composto por fios metálicos, bandas e braquetes.
O aparelho branquinho mais semelhante ao convencional é o chamado “estético”. O principal item que muda nele em relação ao metálico é o fato dele ser da cor do dente, sendo feito de porcelana ou outros materiais próximos a cor dos dentes.
Assim, o aparelho estético é todo formado por materiais que imitam a cor dos dentes, o que faz com que eles sejam mais discretos que os metálicos.
E os braquetes estéticos?
Eles são produzidos seguindo os mesmos parâmetros dos metálicos para tratar problemas ortodônticos. O que muda é a escolha do dentista ou do paciente por utilizar porcelana, safira laboratorial ou policarbonato.
Aqui, a preferencia pelo material pode fazer diferença na aparência e cuidados adicionais necessários para a preservação do aparelho e do aspecto mais agradável.
Vamos lá: no geral, o aparelho metálico é mais resistente e eficiente ao atrito, gerando maior durabilidade. A questão da cor, neste caso, não tem muita interferência, pois ele não muda de cor com o tempo. Por final, o valor do tratamento com o aparelho convenciona é o mais acessível.
Os outros materiais dos braquetes variam de preço, resistência e durabilidade da cor.
Plásticos (policarbonato)
Os braquetes feitos de plástico (policarbonato) tem menor resistência. Eles quebram e descolam do dente com mais facilidade e também tem menor durabilidade da cor. Dentre os aparelhos estéticos, o policarbonato é o material mais em conta.
Porcelana
Os braquetes de porcelana tem melhor resistência e durabilidade. A porcelana tem melhor aderência e raramente se descola ou desgasta. Em relação à cor, os braquetes de porcelana não amarelam. O custo deste material é mais caro que os de plástico.
Safira
Por fim, os braquetes de safira são os mais eficientes. Eles raramente descolam, não desgastam e não amarelam. Em relação ao custo, são os braquetes de maior valor.
Dessa forma, os aparelhos estéticos trazem uma melhor aparência, mas, por outro lado, eles demandam mais cuidados para evitar desgastes e custam mais que os convencionais, por usarem materiais mais caros em sua composição.
Seja qual aparelho preferir, vale conversar com seu dentista para decidir aquele que melhor se encaixa no seu perfil.
Converse agora mesmo com seu dentista e descubra qual o aparelho ortodôntico ideal para você.
FALE COM A TOP ODONTO