Uma vida mais feliz com implantes
Recupere sua qualidade de vida e sua autoestima sem medo
Quem já perdeu um dente e fez implante sabe a felicidade que é poder recuperar a saúde bucal e a autoestima. Os implantes dentários são estruturas de metal, geralmente de titânio, que são posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias.
Nesse suporte estável, o dentista monta os dentes substitutos, que não escorregarão nem mudarão de lugar na boca e ajudarão na alimentação e na fala, proporcionando uma situação mais natural do que pontes e dentaduras convencionais.
Outro benefício importante do implante é que não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar, como é feito em pontes fixas convencionais, até porque para algumas pessoas as próteses e dentaduras comuns são inviáveis e desconfortáveis.
Quem deseja fazer um implante precisa saber que tem que ter gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentar a estrutura. Nesse caso, somente um especialista poderá fazer a avaliação correta sobre sua boca e as possibilidades dos implantes necessários.
A pessoa que optar por implante também precisa se comprometer que a fazer uma excelente higiene bucal e se programar para fazer visitas regulares ao dentista. Essas medidas ajudarão na manutenção da estrutura metálica.
Além disso, é bom atentar para o fato de que a maioria dos procedimentos cirúrgicos de implantes é realizada no consultório do dentista. A anestesia local é a mais adequada para o procedimento, embora seja possível usar outras formas de anestesia, como o óxido nitroso ou anestesia oral ou intravenosa. É possível também realizar procedimentos cirúrgicos complementares, como aumento ósseo, separadamente ou durante a cirurgia de implante.
O implante recomendado
O tipo mais recomendado de implante ultimamente é o ósseointegrado, quando a implantação se dá por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. A integração do osso demora de 4 a 6 meses, dependendo da região que irá receber o implante. Logo após a integração, o ortodontista realiza uma segunda cirurgia para ligar o implante ao meio bucal. É neste momento que o cirurgião dentista remove a gengiva que recobre o implante e conecta um dente artificial ao implante, individualmente ou agrupado em uma prótese.
Pesquisas realizadas
Pesquisas mostram que é possível fixar um pino de fixação junto com o implante. Esse procedimento pode ter certas limitações, mas garante com maiores chances a eliminação da necessidade de uma segunda cirurgia para expor o implante. Mesmo assim, o implante ainda requer uma cicatrização adequada para que o osso possa se osseointegrar.
Quero fazer, mas tenho medo
Muitas pessoas ainda têm medo do tratamento com implantes, mas é importante que esse mito de que dói muito fazer um implante seja derrubado. A colocação dos implantes é muito tranquila em relação à dor, até porque você recebe uma anestesia local, a mesma que recebe para fazer qualquer tratamento dentário.
A única fase que você poderia sentir algum desconforto seria na hora de abrir a gengiva, mas muitas vezes isso nem precisa ser feito, visto que há a possibilidade de inicialmente usar o computador para ter o modelo da boca do paciente com os implantes colocados e uma guia. Com isso, o dentista saberá o local exato do implante na boca no ato cirúrgico sem precisar cortar a gengiva e nem dar pontos. É importante salientar que quando se chega ao osso, a dor não ocorre porque o osso não tem inervação.
O pós-operatório é bem tranquilo. O especialista irá recomendar o uso de analgésico, antibiótico, antiinflamatório e repouso apenas no dia da cirurgia. No outro dia após o procedimento, o paciente poderá (ainda que de forma moderada) voltar às atividades normais com alegria, disposição e satisfação.
2 Resultados
[…] técnica que usa a tomografia computadorizada para ter uma imagem virtual das arcadas e permite a colocação dos implantes nessa mesma imagem, definindo previamente a correta posição dentro do osso. A excelente notícia […]
[…] essa realidade mudou, hoje qualquer pessoa pode recuperar o sorriso e a saúde bucal por meio de implantes modernos e até mesmo sem corte, com valores bem mais em […]